2015: 15 coisas que aprendi esse ano!

Já fiz uma análise sobre o meu 2015 aqui , mas senti a necessidade de enumerar de forma mais sucinta o que eu realmente aprendi, com uma l...

Já fiz uma análise sobre o meu 2015 aqui, mas senti a necessidade de enumerar de forma mais sucinta o que eu realmente aprendi, com uma lista bem organizadinha, já que o mundo da blogsfera tem essa coisa maravilhosa de compartilhar aprendizados. Nesse mês, li tantas listinhas maravilhosas com lições tão lindas que acabei sentindo essa vontade também!
Quero basear minha lista em uma frase inspiradora que encontrei pela internet: "Do less with more focus", justamente porque esse ano foi o ano do "menos é mais". Aqui vai minha listinha de 15 itens baseados nessa ideia!

  1. Fazer menos coisas, mas com mais atenção, carinho e foco. Por que fazer tantas coisas e tentar desesperadamente se desdobrar em 2 quando na verdade você fará todas as coisas pela metade?
  2. Relacionamentos se tornam falidos quando esquecemos que a outra parte também tem sentimentos. O mundo não gira ao nosso redor e ser mais empático com os sentimentos dos outros é uma lição importante.
  3. Ciúmes é desnecessário e culpar "a destruidora de lares" que ~seduziu~ seu namorado/marido é fechar os olhos para o erro de um parceiro que não se importa com você. Esse aprendizado lindo veio depois de me engajar em grupos femininos cheios de amor e o que eu repasso para todas as minhas amigas que estão em situações do tipo.
  4. Nós não seremos felizes com outra pessoa enquanto não estivermos felizes e realizados com a gente. Você vai se frustrar quando perceber que o outro não tem responsabilidade nenhuma de te fazer feliz e, sim, de somar com a sua própria felicidade
  5. Nos aceitar como somos, com todas as nossas "imperfeições" que, na verdade, só são imperfeições por causa do padrão do qual estamos expostas. 
  6. Família é a base de qualquer coisa. Valorizar mais os momentos que temos ao lado de todos eles. Mesmo com as piadinhas do pavê.
  7. Disciplina e foco em tudo o que eu faço. Fazer uma coisa de cada vez, mas fazer essa uma coisa com dedicação. 
  8. Acreditar em nosso potencial. Às vezes ficamos tanto tempo admirando a qualidade dos outros e os grandes feitos deles que subestimamos tudo o que fazemos. Aprendi a ficar feliz com as minhas pequenas conquistas, mesmo que para os outros elas não sejam grande coisa.
  9. Não culpar as circunstâncias pelo nosso fracasso. Às vezes eu estava com tanta preguiça que ligava o netflix e passava a tarde assistindo séries. Ao final do dia, caçava desesperada uma desculpa para aliviar o peso de não ter cumprido com minhas responsabilidades. Não fez o que devia? Aceite que a culpa é sua e melhore! 
  10. Ter autonomia sobre nossas escolhas. Não escolha um curso na faculdade porque seus pais querem. Não deixe de fazer coisas que gosta por opiniões alheias. Não desista dos sonhos pela negatividade ao seu redor. Escolha com autonomia o que você quer para sua vida e não deixe o exterior abalar seu interior.
  11. Quando se está em paz por dentro, o mundo fora de nós não nos chateia. Quando estamos felizes por estar, assim, sem motivo, e em paz com o nosso ser, nada de ruim que aconteça fora de nós consegue nos atingir. E se atinge, tenha certeza que teremos clareza para enxergar uma solução.
  12. Não julgar, só compreender. Às vezes, não entendemos o porquê de alguem tomar tal decisão ou fazer tal coisa e tendemos a julgar e magoar quem está ao nosso redor. Não julgar, só tentar compreender e saber que cada um faz o que é melhor para si mesmo.
  13. Compartilhe amor. Para que brigar por algo que aconteceu em 2009? Para que guardar mágoa de algo que passou? Perdoar, deixar ir e se abrir para o novo!
  14. Guarde só o essencial. Menos é mais, então para que guardar aquela blusa de quando você tinha 13 anos? Para que guardar aquele livro que você nem gostou muito, mas deixa ali por mero comodismo? Para que deixar ali aquele sapato que machuca seu pé sempre que usa? Desapegue, doe!
  15. Valorizar o ser, não o ter. O mais importante!


Se identificou com algo? O que você tirou desse ano? Me conta, meu amor!

Você Também Pode Gostar

10 comentários

  1. Cada vez mais aprendo a valorizar a família, apesar de ser um exercício árduo e constante. São as únicas pessoas que realmente vão estar sempre lá e é muito bom poder dividir os momentos com eles. Gostei bastante da tua lista, bem madura e legal de acompanhar :) Feliz Natal e tudo de bom pra ti!

    Beijos
    brilhodealuguel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, sua linda!
      Fico feliz que curtiu ❤️
      Beijos!

      Excluir
  2. Cara, fico mega feliz que você tenha tirado tanta coisa de lição esse ano. Vou te contar que o meu 2015 foi um perrengue total e acredito que minhas lições estão mais voltadas ao mundo da maternidade porque sou mãe desde janeiro, rs.
    Acho que a coisa que eu mais preciso aprender na vida é "acreditar no meu potencial e em mim mesma", sabe? Poxa como eu tenho dificuldades pra isso, Jesus!

    Que 2016 seja repleto de muitos aprendizados lindos como esses que você teve!!! Adorei!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem sei da sua trajetória na maternidade! Acompanho seu blog e amo, já que um dos meus sonhos é ser mamãe. Hahhaha

      Muito obrigada pelo comentário.
      Acho que 2015 não foi fácil pra ninguém, não é? Foi um ano difícil mesmo!

      Um beijo, sua linda! ❤️

      Excluir
  3. Parece que eu escrevi essa lista, sério, hahaha! Mas concordo totalmente com você em tudo. Acho que o que eu mais preciso é acreditar em meu potencial, pq sou muuuito insegura e isso acaba comigo ): O ano foi estranho, passou muito rápido, eu tbm fiz vestibular e eu nem acredito que já está acabando. Acho que por ter estudado tanto acabei deixando de fazer muitas coisas que eu queria, então espero que 2016 recompense <3 Beijoss

    https://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano passou rápido demais! Parece que o tempo está passando cada vez mais rápido e eu me sinto cada dia mais velha! Hahahaha

      Agora é reta final em tudo, principalmente nos vestibulares.
      Que tudo corre bem para nós duas! ❤️
      Um beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  4. Eu adorei essa sua lista - até me inspirou para fazer uma igual e postar no Blog :D
    Esse foi um ano muito difícil para mim. Tantas coisas aconteceram (ruins), e posso dizer que poucas coisas me motivaram a ficar feliz. Maaasss, a vida continua! Tem uma frase que ouvi (não lembro aonde D:) e que realmente é verdade: Deus manda as provações para você porque sabe que você é forte e vai conseguir superá-las. E com certeza, consegui superar todas :) Ano que vem, espero que as coisas melhorem mais. Nada de um ano estressante igual foi esse 2015 pra mim! Só desejo tudo de bom para todos ^-^
    Enfim, amei seu Blog, voltarei mais vezes ;)
    Sinta-se á vontade de fazer uma visita ao meu cantinho, resolvi retornar com meus Blogs e adoraria ter sua visita :)
    Beijos <3

    Moonstorm | Ilustrações, sonhos, e muito mais! 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2016 vamos fazer as coisas serem melhores! :)
      Muito obrigada pelo elogio, Brenda! Fico muito feliz que tenha curtido aqui, viu?

      Visitarei seu blog com toda certeza!
      Um beijo! ❤️

      Excluir
  5. Aparentemente você teve um ano cheio de aprendizados, que bom Gabrielle! :)
    Adorei em especial o último item, posso dizer que compartilhamos vários dessa sua lista (para ser mais específica, do 11 para baixo) e espero que venham mais aprendizados pela frente ♥

    ResponderExcluir

Fique à vontade para criticar, elogiar ou dar dicas.
No caso de querer falar diretamente comigo, pode me enviar um e-mail. Clique aqui para ir em meus contatos. Responderei assim que puder!
Um beijo! ♥