Semestre #01 - UNICAMP

Ciclo Básico da UNICAMP. Semestre concluído com sucesso!  Gente, juro que eu achei que ia morrer no meu primeiro semestre de faculdade. ...

Ciclo Básico da UNICAMP.
Semestre concluído com sucesso! Gente, juro que eu achei que ia morrer no meu primeiro semestre de faculdade. No meu primeiro post da TAG vida universitária e último sobre a minha vida de vestibulando, prometi (e realmente achei que iria cumprir) manter atualizada esse label aqui do blog. E juro, o choque que foi esse primeiro semestre sugou de mim todo o meu tempo livre (e isso não é uma coisa ruim) e não consegui entrar no blog! Não foi absolutamente NADA do que eu imaginei que seria (foi melhor, mais intenso e maluco!) e juro pra vocês que ingenuamente achei que vida de vestibulando era corrido, mas nada se compara ao meu primeiro semestre na UNICAMP.
Vou contar tudo pra vocês nesse post que era pra ter sido dividido em vários ao decorrer do semestre, mas infelizmente vai de uma vez só, porque NÃO DEU TEMPO! =0

No meu último post, eu disso que passei no vestibular pro curso de biologia e, pra mim, isso ia ser o auge da minha felicidade. Eu ia cursar o que eu gosto, aprender coisas que me interessavam , ia ser a mais nova universitária da família, ia me mudar pra uma cidade nova e isso ia ser ótimo, porque eu ia ser super independente, aprender a me virar sozinha, ser adulta... ESTAVA MUITO ANIMADA!

Casa Nova... 

Indo pra Campinas! <3

Quando eu cheguei na moradia, em um domingo, foi ótimo. Meu namorado (quase vizinho) me deixou em casa quando chegamos, conheci a Camila, menina que dividiria a casa comigo (e também cursa biologia), jantei e foi tudo lindo! A casa era espaçosa, eu teria que dividir o quarto com as meninas da casa (Karol, Samara, Amanda e a Camila que eu já disse) e dormiria em uma beliche (Já sou acostumada, divido beliche com a minha irmã). Tudo ótimo!
Morar com outras pessoas pra mim está sendo ótimo, porque é como se eu estivesse sozinha em casa, já que cada uma é muito na sua (gosto disso), arcamos com a internet que fica bem baratinho, sempre temos reuniões com todas as meninas da casa para expor possíveis incômodos e pra mim está sendo ótimo.
Mas logo na primeira semana (quarta-feira), entrei em desespero, não pela casa, mas por toda a faculdade em geral (explico melhor no próximo tópico), as aulas, professores, e me senti muito vulnerável, ali, sozinha, apesar de ter meu namorado do meu lado o tempo todo, me mostrando a faculdade (ele está quase se formando) e me ajudando em tudo. Bateu uma saudade imensa da minha família, da comida de casa, das minhas coisas (não deu pra levar tudo pra Campinas), pensei em desistir e voltar pra minha cidade, mas gente, hoje eu vejo o quanto isso é normal! Eu sou MUITO taurina e uma mudança desse tamanho na minha vida, tirando toda a minha estabilidade, me deixou bem desesperada por saber que eu não estava no controle de nada! Só que melhora, passa e você acostuma, JURO!

Arthur, gatinho que vive lá em casa.

Primeira Semana de Aula...

Aí sim está o motivo de eu achar que não ia aguentar a pressão! Minhas matérias eram Cálculo (para biologistas), Introdução a Ecologia, Introdução a Evolução, Educação (matéria da licenciatura (obrigatória)), Zoologia e Filogenética, Química Geral I (para biologistas) e Biologia Celular I.
O que mais me assustou foi cálculo, porque os professores do IMECC assustam um pouquinho de primeira e a minha professora foi a Maria Amélia. Lembro como se fosse hoje da primeira aula que tive com ela e que saí do ciclo básico desabando de tanto chorar, porque tinha certeza que não ia conseguir passar! Assim como achei que não ia conseguir passar em matéria nenhuma! E sempre me dava um pânico antes de fazer qualquer prova, porque eu me pressionava muito!
E gente, eu era (ops, sou) muito bixo (caloura) e não sabia nem por onde e COMO estudar, porque no vestibular, pensamos que estudamos muito, somos reis autodidatas, mas chegamos na faculdade e eu, sinceramente, me senti uma sacola de plástico pra estudar.
Minhas notas nos primeiros testes foram: 1.0 em cálculo, 3.8 em Biologia celular, 1.7 em Química, 4.85 em evolução (fiquei feliz com essa nota na época, porque foi a mais alta (olha o nível em que cheguei)). Loucura, né?

Pensei que iria morrer, mas passei em TUDO! Nunca me senti tão feliz, mas a matéria que me mostrou que eu realmente era capaz foi cálculo.
A Maria Amélia me ajudou muito, todos os dias, quando eu ia na sala dela procurar ajuda, e eu fiz tantos exercícios (!!!) e mesmo assim achava que não ia conseguir (sou muito pessimista, preciso melhorar isso), mas gente, deu certo! E é estranho dizer, mas com certeza essa foi a melhor matéria do semestre e ela, a melhor professora! 

Ah! Tivemos uma viagem de campo pra Ubatuba e foi ótimo, mas disso eu tiro que ecologia não é minha área. Não gosto de viagem de campo, mas a viagem pra Ubatuba foi sensacional! Ficamos 4 dias e eu sempre dava um jeito de escapar pra Praia! HAHAHA
Ubatuba! <3

Amigos...

Conheci muita gente, mas sempre tive um bloqueio pra fazer amizades mais profundas e duradouras! Mas meu primeiro semestre me trouxeram 3 pessoas ótimas que compartilharam do desespero, frustrações e notas baixas do primeiro semestre. Bianca (chuchu!), Beatriz e Gabriel bandejaram comigo, fizeram as provas do meu lado, estudamos juntos e foi ótimo me sentir acolhida na faculdade graças a eles, que me mostraram que os problemas são mais simples de encarar quando estamos no mesmo barco, todos juntos!


Trabalho...

Não teria condições de me manter em Campinas contando com os meus pais, então entrei no processo de bolsa e para consegui-la, é preciso "trabalhar" em alguma departamento ou lugar (biblioteca, hospital, informática) da faculdade e eu fiquei super animada, porque queria trabalhar em algum departamento de alguma área da biologia que me interessasse. Escolhe o departamento de bioquímica, mais especificamente o Lab of Neuroproteomics e preciso dizer que já pretendo fazer minha iniciação científica lá mesmo, porque ótimo, as pessoas são ótimas e o trabalho é lindo!

Foto no Lab! <3

Gente, a faculdade está sendo uma experiência maravilhosa e até o que é difícil é maravilhoso! Eu tô amando todos os detalhes, todas as coisinhas... É tudo o que sonhei e mais, muito mais... É uma experiência que vou levar pra sempre, a graduação!

Você Também Pode Gostar

0 comentários

Fique à vontade para criticar, elogiar ou dar dicas.
No caso de querer falar diretamente comigo, pode me enviar um e-mail. Clique aqui para ir em meus contatos. Responderei assim que puder!
Um beijo! ♥