REALIDADE | How I Met Your Mother, 9° Temporada (COMPLETA)

Spoiler Alert: essa postagem contém informações sobre o final da série How I Met Your Mother! SINOPSE Nessa 9° temporada, temos o tã...

Spoiler Alert: essa postagem contém informações sobre o final da série How I Met Your Mother!


SINOPSE
Nessa 9° temporada, temos o tão esperado casamento da Robin e Barney. Toda essa temporada gira ao redor do casamento.
Vamos acompanhar nessa temporada a preparação do cenário e a mudança dos personagens ao decorrer das 55 horas antes do casamento e os episódios que transcorrem após o casamento, mas isso é quase para o final da temporada.

O QUE EU SENTI ASSISTINDO A ÚLTIMA TEMPORADA
Quem me acompanha no filmow, sabe que minha reação a última temporada não foi boa. Foi um baque e foi decepcionante. Vamos explicar os porquês.

Ao decorrer de toda a série HIMYM, vamos vendo o quão incompatíveis o casal Robin e Ted são.
É um vai e volta entre os dois, justamente por não almejarem as mesmas coisas.
Robin quer viajar, deslanchar em sua carreira, caracteriza a mulher forte e independente e é um símbolo muito importante da série. Em contraponto, o Ted quer uma família, uma esposa, uma casa e tudo pautado na estabilidade onde não consta a presença de viagens inesperadas para lugares distantes.

Conforme a série vai acontecendo, o roteiro vai transformando a Robin em uma mulher fraca, indecisa e insegura quanto aos seus princípios. Ela tem em si a certeza de que qualquer investida com o Ted será falida, mas se sente indecisa sempre que o vê sendo feliz com uma mulher que pode dar para ele o que ela não pode.
Da mulher forte e simbólica que foi me conquistando, também foi me perdendo quando passou a ser uma personagem fraca, que por muitas vezes atrapalhava a libertação do Ted do relacionamento falido que eles estavam fadados naquele momento.
Robin passou a ser uma personagem que, com certeza, não é das minhas preferidas. E Ted, romântico incorrigível, passou a simbolizar a pessoa que precisa bater com a mão em pregos muitas vezes (me vejo na teimosia dele) até se dar conta que aquilo estava errado e que Robin não era a "certa" para ele, assim como ele não era para ela. E o pior, ele só se dá conta disso no dia do casamento de Robin com Barney! Trágico, não?


O casamento é outra questão importante.
A série passa muito tempo construindo a relação de Robin e Barney e o casal vai parecendo cada vez mais "real" e certos um para o outro. É uma relação que vai sendo construída pouco a pouco ao decorrer dos episódios da 9° temporada e é muito bonito ir acompanhando o crescimento e amadurecimento de um personagem, Barney, que, particularmente, tem princípios incompatíveis com os quais eu acredito, mas que evolui após o envolvimento com Robin. E isso é interessante.

Robin está, aparentemente, feliz com os rumos da relação, apesar do pânico pré-casamento, e Barney torna-se um homem responsável e abdica de certos costumes para que as coisas passem a funcionar entre os dois.


Passando ao penúltimo episódio da temporada, Para sempre (Parte 1), Ted finalmente conhece a "certa" para ele, a pessoa que fez toda a trajetória valer a pena. Tracy, uma mulher que ri de suas piadas e ouve suas histórias. E quer ter os filhos e o casamento, como ele.
Já tiveram alguns Flashes sobre como ele conhece Tracey lá pela 8° temporada e em outros flashes, também vamos vendo a vida dos dois, do jeito que tem que ser.


E uma coisa que me incomodou muito foi a forma como a série jogou, BRUSCAMENTE, informações que poderiam e deveriam ser muito mais aprofundadas.
A série fica boa parte focada apenas no casamento, com alguns episódios que não tinham quase ou nenhum aprofundamento sentimental dos personagens, e quando chegou nos dois últimos episódios, tudo caiu suavemente como uma bomba atômica.
O divórcio de Robin e Barney, o filho (!!!) do Barney, os dois filhos do Ted, a morte de Tracy, o terceiro filho de Lily e Marshall... Tudo tão rápido, pouco aprofundado e, por vezes, extremamente forçado que ficaram dois episódios pesados e eu, após acompanhar 9 temporadas, esperava um fechamento leve e que finalizasse com maestria todas as histórias.


A morte de Tracy foi um choque. Ted realizou seus sonhos com ela e foram muito felizes juntos, como Ted sempre sonhou. Mas ela morreu e Ted finaliza sua história para os filhos assim. Mas um baque que morte, foi o baque que senti quando sua filha Penny responde: “Esse não é o motivo pelo qual nos fez ouvir esta história. (...) Na história você quase não fala da mamãe. Essa é a história de como você sempre amou a Tia Robin”.
Sim, meus caros. Não é e nunca foi pela Mother. Foi, o tempo todo, sobre a Robin.
Senti uma pontada de desvalorização da personagem Tracy. Uma personagem, por sinal, muito interessante e que foi muito pouco notada ou aprofundada durante a série.


E o final, é esse. Ted procura Robin e acabam juntos, após 6 anos da morte de Tracy.
E não, eu não torci pela Robin e pelo Ted.
Torci pela Robin, forte e simbólica, focada em seus princípios e em uma relação com o Barney. E torci pelo Ted e pela Tracy.

Um texto que me consolou muito nesse final foram os comentários de Tina Maki na página do oficial de HIMYM, no facebook. Vou deixar algum dos argumentos dela que, com certeza, não tem como discordar.

1. "Mas Tracey era “A Certa” para o Ted!"
Tracy era perfeita para Ted, tanto que isso chegou a beira do inacreditável no final da série. Mas todos que começaram a reclamar que Ted e Tracey estavam destinados a ficar um com o outro estão esquecendo de um fator chave: Ted não era “O Certo” para Tracey. Max era.
Se acreditamos que Tracey partiu pra outra depois de Max e amou Ted, então devemos acreditar que Ted pode partir pra outra depois de Tracey também. Ted e Tracey ficando juntos prova por si só que não existe apenas uma pessoa para cada um. Max era o “certo” para Tracey até a sua morte. Tracey era a “certa” para Ted até a sua morte. How I Met Your Mother consistentemente ressaltou o papel do tempo nos relacionamentos.

2. "Ted e Robin nunca foram a pessoa certa um para o outro!"
Isso também retorna à questão do tempo. Ted não queria apenas uma mulher na sua vida: ele teria isso e mais na Robin. Ele queria uma mulher que pudesse iniciar uma família com ele, carregar suas crianças, estabelecer um local de vida e ser sua esposa. Ele achou tudo isso na Tracey. Por anos, ele experimentou todas essas alegrias com ela que sozinha foi capaz de preencher o lugar de mulher que ele queria se casar. Quando Ted retorna para Robin, ele não quer outra Tracey. Ele já a encontrou, já a perdeu, e tudo que ele quer é alguém para amar. O amor de Robin não era suficiente para ele no começo, mas o tempo muda o que precisamos em um relacionamento.

3. Os personagens se desenvolveram e então regrediram!
O personagem de Barney não regrediu, mas sim se transformou de uma maneira que não esperávamos. O que ele precisava não era uma esposa, e sim uma filha – algo que Robin não seria capaz de dar a ele.

4. Se Ted e Robin iam ficar juntos no final, por que isso levou nove temporadas?
Essa é fácil: Porque se How I Met Your Mother nos ensinou alguma coisa, é que com certeza se queremos que algo lendário aconteça, devemos esperar por isso. (Legen... wait for it... Dary!)


Obrigada, Ted, Lily, Marshall e Barney! 

Nota: ★★★★★ 

Você Também Pode Gostar

1 comentários

  1. Lembro que a nona temporada lançou no mês do meu aniversário e eu havia feito um calendário com coisas importantes para cada dia do mês de dezembro e vivia com ele na mão. haha
    Uma pena que a nona temporada não me surpreendeu tanto quanto as outras e não despertou o meu amor pela série como em algumas temporárias. Achei os episódios muito monótonos e só comecei a ficar mais alegre quando a mãe começou a atuar. Fiquei terrivelmente chateada com o rumo da nona temporada, tenho diversas críticas em relação a ela. E eu gostei do final alternativo que eles lançaram que, para mim, deveria ter sido o oficial.

    ResponderExcluir

Fique à vontade para criticar, elogiar ou dar dicas.
No caso de querer falar diretamente comigo, pode me enviar um e-mail. Clique aqui para ir em meus contatos. Responderei assim que puder!
Um beijo! ♥